Manter a água das piscinas de escolas limpa e saudável deve ser uma preocupação constante dos proprietários e administradores. Até porque, qualquer descuido pode colocar em risco a saúde dos alunos.
Inclusive, principalmente em se tratando de crianças, podem ocorrer situações graves em decorrência do contato com água tratada inadequadamente. O surgimento de alergias e complicações respiratórias são alguns exemplos nesse sentido.
Neste contexto, é crucial optar por um método de tratamento de alta eficácia e segurança. É exatamente pelo fato de possuir essas características – e outras vantagens – que o ozônio é a opção ideal para atender às demandas de escolas e outros ambientes com grande fluxo de usuários, como clubes e academias.
Entenda a seguir como o ozônio funciona e como ele transforma a qualidade da água das piscinas escolares, proporcionando conforto, segurança e economia!
O que é o ozônio e como ele funciona?
O ozônio é um gás com alto poder oxidante e desinfetante. Quando aplicado na água, ele age combatendo e eliminando bactérias, vírus, algas e outros microrganismos indesejáveis que podem gerar riscos à saúde humana.
Algumas vantagens da utilização do ozônio são:
- É até 20 vezes mais eficiente do que o cloro no combate a vírus, bactérias e outros microrganismos;
- O processo de purificação ocorre muito rápido;
- O ozônio não modifica o pH da água; e
- Não são gerados resíduos tóxicos.
Benefícios práticos do uso do ozônio em piscinas de escolas
O uso do ozônio proporciona uma série de benefícios significativos para as piscinas escolares.
Redução de riscos à saúde dos alunos
Além de deixar a água mais limpa e cristalina, o ozônio possibilita a redução do uso de produtos químicos como o cloro. Uma consequência natural disso é a diminuição do risco de os alunos sofrerem com ressecamento na pele e no cabelo e irritações respiratórias na pele.
Vale destacar que isso não acontece apenas pela diminuição da utilização do cloro. Na verdade, também decorre do fato de o ozônio combater as cloraminas, que são compostos químicos formados a partir da reação do cloro com com sujeiras orgânicas (cremes, suor, urina…) e que causam os problemas mencionados acima.
Implementação e manutenção simplificadas
A instalação dos sistemas de ozônio em piscinas escolares é simples e gera excelentes retornos.
Um deles é a facilidade de manutenção, já que esses equipamentos possuem utilização intuitiva e tem funcionamento automático.
Confiabilidade e economia
Em uma escola, a segurança dos alunos é prioridade. E isso se refere também ao uso das piscinas. Ao proporcionar alta eficiência contra vírus e bactérias, ao mesmo tempo que faz o tratamento da água sem gerar resíduos nocivos à saúde dos usuários, os sistemas de ozônio se mostram imbatíveis neste aspecto.
Uma grande vantagem desse método de tratamento é que essa confiabilidade é associada à economia. Isso porque, apesar de o custo inicial de um sistema de ozônio ser um pouco superior ao de outras alternativas, no médio e longo prazo, ele proporciona economia. Isso decorre de questões como:
- A redução do uso de produtos químicos;
- A diminuição da necessidade de mão de obra para manutenção; e
- A menor perda de água para reposição.
Conforto e sustentabilidade
Além de manter a água cristalina, o ozônio combate o conhecido cheiro forte que associamos ao cloro na água, mas que é causado pelas cloraminas. Isso proporciona uma agradável experiência de uso da piscina. Algo que, convenhamos, faz a diferença para o bem estar e a satisfação dos alunos.
Outra vantagem é o fato de esse método de tratamento ser amigável ao meio ambiente. Como já foi citado, o ozônio não gera resíduos em sua produção nem após a aplicação. É por isso que ele é considerado uma opção sustentável.
Com tantos benefícios, fica claro que o ozônio é a escolha mais inteligente e vantajosa para as piscinas de escolas. E o melhor é que há geradores desenvolvidos especificamente para esse tipo de demanda.
É o caso da Linha Corporativa Q1 Ambiental, que você pode conhecer melhor clicando aqui!
Add Comment