X

Últimas Notícias

Saiba quando você deve trocar a areia do filtro da piscina

Como já foi destacado em alguns textos aqui no blog da Q1 Ambiental, cuidar de uma piscina é algo que exige atenção a diversos fatores. Já falamos, por exemplo, sobre a importância dos cuidados com o pH e com a alcalinidade, além de sempre ressaltarmos que o uso de um método de tratamento da água realmente eficiente, como é o caso do Ozônio para piscina, também é indispensável. Mas e quanto à areia do filtro da piscina, você sabe quando é necessário trocá-la?

Na verdade, essa é uma questão que é negligenciada por muita gente. Porém, ela também é muito importante. Por isso, mostraremos abaixo quando você deve trocar a areia do filtro da sua piscina. Acompanhe e veja como adotar mais esse cuidado essencial!

Quando é recomendado trocar a areia do filtro da piscina?

A qualidade da filtração influencia diretamente na qualidade da água, já que os grãos de areia retêm as impurezas presentes nela durante a filtração. Porém, com o passar do tempo, a areia sofre um processo natural de desgaste e perde a sua capacidade de reter as impurezas, o que torna necessário trocá-la.

Existem alguns cuidados que ajudam a identificar essa necessidade. Um deles é colocar a mão no filtro, pegar um pouco da areia e averiguar se ela está solta (escorrendo naturalmente entre os dedos). Se isso acontecer, está tudo bem. Porém, se existirem blocos, é sinal de que a areia não está mais com todo o seu poder de filtração e precisa ser trocada (manter os níveis de pH adequados ajuda a evitar a formação desses blocos).

Também é o momento de trocar a areia quando, apesar de você estar mantendo o equilíbrio químico da água e fazendo a quantidade indicada de filtrações, continua enfrentando dificuldades para manter a qualidade da água. A presença de depósitos de calcário (aparência esbranquiçada) no recipiente transparente do filtro, também indica problemas na areia.

De qualquer forma, a recomendação é de que a troca da areia seja feita entre o 3º e o 5° ano de uso (é necessário repor o nível adequado de areia entre o 2° e o 3° ano). Todavia, quando a qualidade da água é boa, o pH fica sempre dentro dos níveis recomendados e a quantidade de filtrações é adequada, a areia pode permanecer boa por até 7 anos.

Vale lembrar que limpar o filtro adequadamente (semanalmente durante o verão e mensalmente no inverno) ajuda a manter a qualidade da areia por mais tempo.

Agora que você já sabe quando trocar a areia do filtro da piscina, fique sempre atento a essa questão para que nenhum imprevisto venha a acontecer e seja necessário tomar medidas mais complexas.

Gostou do artigo? Então sempre que você tiver qualquer dúvida sobre alguma questão relacionada à sua piscina, acesse o site da Q1 Ambiental e confira os conteúdos do nosso blog, pois temos artigos sobre vários temas! Aproveite também para curtir nossa página no Facebook e acompanhar nossas novidades com mais praticidade!