X

Últimas Notícias

Veja como fazer a decantação da sua piscina

Como já destacamos em alguns artigos publicados aqui no nosso blog, a manutenção de uma piscina demanda cuidados em relação a vários aspectos. Nesse sentido, você sabe como fazer a decantação da piscina?

Se a sua resposta foi não ou se você tem dúvidas sobre esse assunto, não se preocupe, pois o nosso artigo de hoje foi desenvolvido especialmente para explicar todos os detalhes sobre essa questão. Acompanhe com atenção e veja como fazer a decantação da sua piscina da maneira correta!

Por que é importante fazer a decantação?

A decantação é essencial na manutenção da piscina pelo fato de que ela é responsável pela eliminação das partículas de sujeira que, por ficarem suspensas na água, não são absorvidas durante o processo de filtração. Sendo que são exatamente essas impurezas que deixam a água espessa e com um tom esverdeado. Ou seja, eliminá-las é fundamental para que a água fique cristalina e efetivamente limpa.

Como a decantação da piscina deve ser feita?

Para decantar a sua piscina, o primeiro passo é conferir os níveis do cloro livre (entre 2 e 3 ppm), do pH (entre 7 e 7,8) e da alcalinidade (entre 80 e 120) e, caso algum deles esteja fora do padrão indicado, reequilibrá-lo.

Após isso, realize a escovação do fundo da piscina, das bordas e de todas as paredes. Esse processo é essencial, pois é responsável por fazer com que todas as partículas de sujeira se desgrudem da estrutura da piscina. É importante destacar que, durante a escovação, é necessário que a bomba esteja ligada e o filtro seja mantido na posição “recircular”.

Em seguida, aplique o decantador na água (é recomendado não utilizar o sulfato de alumínio), sendo que a quantidade ideal deve ser calculada com base no volume da piscina (o rótulo do produto contém as indicações). Uma estratégia que vale a pena utilizar é diluir o decantador em um balde com água, pois isso possibilitará que você o aplique na piscina de maneira mais homogênea. Feito isso, deixe o filtro ligado por mais umas duas horas para que o produto se misture bem à água.

O passo seguinte é desligar o filtro e deixar a água descansar por um período não inferior a 12 horas. Depois desse tempo, todas as partículas de sujeira estarão acumuladas no fundo da piscina. Assim, basta realizar a aspiração (o filtro deve estar na posição drenar) e o processo de decantação estará concluído.

Agora que você já sabe como fazer a decantação da piscina e porque ela é essencial, adote mais esse cuidado para garantir que a água esteja sempre limpa de verdade e você e sua família e amigos se divirtam à vontade nesse verão com segurança e conforto.

Gostou do nosso artigo? Então não deixe de acessar o site da Q1 Ambiental e curtir a nossa página no Facebook para saber muitos outros detalhes importantes em relação aos cuidados com a sua piscina!